EUA relaxam restrições para seleção do Irã e permitem que jogadores cheguem ao país 2 dias antes da próxima partida
23/06/2026
(Foto: Reprodução) Seleção do Irã antes da partida contra a Nova Zelândia na primeira fase da Copa.
Daniel Cole / Reuters
Os EUA relaxaram as restrições impostas à seleção do Irã na Copa do Mundo, permitindo que a equipe viaje para o país dois dias antes de sua próxima partida, informou o Departamento de Segurança Interna dos EUA nesta terça-feira (23).
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Seleção do Irã deixa recado no vestiário em Los Angeles após última partida na cidade
A equipe ainda terá de deixar o país após a partida de sexta-feira, em Seattle, disse um porta-voz do departamento. Um porta-voz da Federação de Futebol do Irã confirmou que a equipe deixará sua base em Tijuana, no México, na quarta-feira, rumo a Seattle.
"Para a terceira partida da seleção iraniana, em Seattle, no dia 26 de junho, a equipe recebeu autorização para entrar nos EUA dois dias antes do jogo. A seleção do Irã ainda deverá deixar o país no dia em que a partida terminar. As medidas gerais de segurança e os protocolos permanecem os mesmos. Continuamos comprometidos em oferecer o torneio mais seguro possível para jogadores, equipes técnicas e torcedores", diz um comunicado do Departamento de Segurança interna.
"Isso foi planejado por nós", disse Andrew Giuliani, diretor-executivo da Força-Tarefa da Casa Branca para a FIFA, à Associated Press. "Íamos avaliar como ocorreram os dois primeiros deslocamentos e, se tudo corresse bem, concederíamos o dia extra, levando em conta o tempo de viagem mais longo."
A seleção do Irã tem reclamado das restrições de viagem impostas à equipe e dos desafios enfrentados desde o início da guerra.
Agora no g1
Antes da estreia, o técnico do Irã, Amir Ghalenoei, já havia reclamado da logística de viajar logo após a partida e afirmou que sua equipe estava sendo "oprimida".
Ghalenoei, de 62 anos, disse que eles passaram por mais contratempos, já que o time esperava passar a noite de segunda-feira em Los Angeles, mas acabou sendo obrigado a retornar imediatamente ao México. Ele não disse quem impôs a restrição.
Veja a tabela da Copa do Mundo
Para as duas primeiras partidas, em Los Angeles, a equipe não teve permissão para viajar antes da véspera do jogo. A base da equipe foi transferida de Tucson, no Arizona, para o México. Vários dirigentes e membros da equipe de apoio foram impedidos de viajar para os EUA com o time.
Não é incomum que as equipes viajem um dia antes da partida, e isso está em conformidade com os regulamentos da FIFA. No entanto, o Irã havia solicitado mais tempo para se aclimatar às cidades-sede e se recuperar após os jogos.
Após o empate de domingo contra a Bélgica, o jogador da seleção Alireza Jahanbakhsh disse esperar que a equipe pudesse viajar para Seattle o mais rápido possível, para se adaptar ao local onde enfrentará o Egito.
"Não pedimos muito. Pedimos apenas o mesmo procedimento adotado para todas as outras 47 equipes", disse ele. "Esperamos poder levar conosco todos os envolvidos que nos auxiliam."
A federação iraniana anunciou na quinta-feira que havia apresentado uma reclamação à Fifa, por considerar que sua seleção está sendo "a mais maltratada" na Copa do Mundo de 2026.