Trump diz que Estreito de Ormuz está 'totalmente aberto': 'Estamos indo muito bem'

  • 22/06/2026
(Foto: Reprodução)
Presidente dos EUA, Donald Trump, assina ordens executivas no Salão Oval, na Casa Branca, em Washington D.C., em 22 de junho de 2026. REUTERS/Jonathan Ernst O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (22) que o Estreito de Ormuz está "totalmente aberto", e que os EUA estão "indo muito bem" na região. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp A fala de Trump ocorreu no dia seguinte à 1ª rodada de negociações entre EUA e Irã rumo a um acordo de paz final. Os dois países assinaram um acordo preliminar na semana passada. As tratativas no domingo tiveram uma atmosfera positiva e combinados sobre criar um grupo de trabalho para tratar a questão nuclear iraniana e desescalar a guerra no Líbano, segundo os negociadores Catar e Paquistão. "Estamos indo muito bem em relação ao Estreito de Ormuz. Recebemos mais petróleo ontem do que jamais havia passado pelo estreito, temos o petróleo jorrando, o estreito está totalmente aberto e estamos negociando, vamos ver como isso vai evoluir", afirmou Trump em coletiva de imprensa. "Mas temos duas coisas: temos o estreito aberto e temos um país que nunca terá uma arma nuclear, nunca, jamais terá uma arma nuclear", completou em referência ao Irã. O Irã não havia se pronunciado de forma oficial sobre a fala de Trump até a última atualização desta reportagem. O principal negociador do Irã, o presidente do Parlamento Mohammad Ghalibaf, afirmou nesta segunda que Teerã concordou em estabelecer uma linha de comunicação com os norte-americanos sobre a passagem dos navios por Ormuz, para evitar conflitos e incidentes na via marítima. Agora no g1 O Estreito de Ormuz, importante via marítima do Oriente Médio por onde passam cerca de 20% do petróleo mundial, foi reaberto oficialmente na quarta-feira passada (17), com a assinatura do acordo de paz preliminar entre EUA e Irã. No entanto, ataques de Israel no Líbano após a oficialização do acordo fizeram com que Teerã fechasse novamente a passagem no sábado (20) e afirmar que só reabriria a via quando os combates no território libanês cessassem. Essa questão parece ter sido contornada pelos países envolvidos nas negociações de paz, e sites de monitoramento de tráfego marítimo têm registrado a passagem de navios comerciais por Ormuz. Em declarações à TV estatal iraniana, Ghalibaf disse também que finalizou nas conversas com os EUA na Suíça os preparativos para a liberação de US$ 12 bilhões (cerca de R$ 62 bi) em ativos iranianos congelados. Embarcações no Estreito de Ormuz , vistas de Musandam, Omã, em 14 de junho de 2026 REUTERS/ Stringer

FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/22/estreito-de-ormuz-esta-totalmente-aberto-diz-trump.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Lembrar De Nós Assim

Banda Raneychas

top2
2. DOIDO DOIDO

Guilherme Silva

top3
3. SÓ LIGUEI PRA DIZER QUE TE AMO

ALINE SILVA

top4
4. Por Tua Causa

Rasta Chinela

top5
5. Ô Garçom

Klessinha

Anunciantes